País

Atrasos no controlo de passaporte no aeroporto de Lisboa provocam longas filas

Relatos apontam para uma demora de cerca de cinco horas no controlo de passaportes.

Atrasos no controlo de passaporte no aeroporto de Lisboa provocam longas filas

Grandes dificuldades são sentidas este domingo no aeroporto de Lisboa. Imagens enviadas à SIC mostram longas filas na zona de chegadas e de controlo de passaporte.

Há relatos que apontam para uma demora de cerca de cinco horas para o controlo de passageiros com passaporte, ou seja de passageiros oriundos de países de fora da União Europeia.

Entretanto o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assegura à SIC que a situação já está regularizada e garante que o plano de contingência do Governo está a funcionar normalmente.

[jwplaeyer pkCIfAyH]

ANA admite espera nas chegadas que ultrapassa três horas

Os tempos de espera na área das chegadas do aeroporto de Lisboa ultrapassaram este domingo as três horas, devido à “insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento”, disse a ANA Aeroportos.

“Hoje [domingo] voltamos, infelizmente, a assistir a tempos de espera elevados que ultrapassaram as três horas na área das chegadas do aeroporto de Lisboa devido à insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento”, referiu a ANA Aeroportos, em comunicado.

Estes constrangimentos ocorreram até às 17:00 tendo, entretanto, a situação melhorado e os tempos de espera diminuído, acrescentou.

“Embora sabendo que o plano de contingência anunciado pelo MAI [Ministério da Administração Interna] está em implementação de forma gradual, a ANA já alertou as entidades competentes, nomeadamente o SEF, e aguarda que se assegure um reforço contínuo com a maior brevidade”, sublinhou.

Na nota de imprensa, a ANA salientou ter reforçado as equipas de apoio aos passageiros e disponibilizado água procurando minimizar o constrangimento aos que se encontravam nesta situação.

Francisco Calheiros diz que aeroporto não está preparado para a retoma do turismo

O presidente da Confederação de Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, diz que o aeroporto de Lisboa não está preparado para a retoma do turismo e para o aumento da procura.

“Em 2022 no verão, a bagunça no aeroporto vai ser enorme. Vamos recordar o que aconteceu em 2019, em que, de facto, houve muita coisa que não correu bem. Porque o pico de turistas é extremamente grande e o aeroporto anda a tentar esticar há 50 anos”, disse em entrevista à Antena 1.

Francisco Calheiros lembra que o projeto para construir um novo aeroporto não está terminado e que a sua construção irá levar ainda vários anos.

“Se nós hoje decidirmos – coisa que estamos a falar em estudos que ainda não foram adjudicados – que vai começar a construir-se o aeroporto é no mínimo três anos. Ultrapassava qualquer hipótese da retoma ser em 2022, 2023, 2024 ou 2025.”

Veja a peça resumo: