O bispo de Leiria- Fátima, José Ornelas, anunciou que, em breve, irá deslocar-se ao Vaticano, onde reiterará o convite feito pelo cardeal António Marto ao Papa, para que o pontífice visite Fátima no próximo ano.
“Eu proximamente irei a Roma reiterar o convite que já foi feito pelo cardeal António Marto e que terei de gosto também de repetir”, disse José Ornelas, na primeira conferência de imprensa enquanto bispo de Leiria-Fátima.
Segundo prelado, “o Papa está orientado para ir, mas a preparação de tudo isso fará parte do programa da visita do Papa a Portugal”, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Lisboa entre 1 e 6 de agosto.
“Eu dou quase praticamente como certo” que Francisco se deslocará a Fátima, disse o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Jornada Mundial da Juventude
O Papa Francisco vai estar em Portugal para o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, tendo já expressado ao cardeal António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a sua vontade em deslocar-se à Cova da Iria.
O Papa Francisco exortou todos os que estão a preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJLisboa2023) agendada para Lisboa em agosto de 2023, a que criem um encontro “original”.
No passado dia 7 de março, numa mensagem vídeo, o pontífice afirmava que está “a olhar para agosto de 2023! A um ano e alguns meses…”.
“Estou a olhar para Portugal, estou a olhar para Lisboa, estou a olhar para Fátima, estou a olhar para o encontro de todos vocês…”, disse Francisco, numa frase que foi interpretada como a confirmação de que Fátima constará no programa oficial da visita em 2023.
Saiba mais:
- Papa Francisco vai consagrar Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria
- Ucrânia: crianças são “vítimas do orgulho dos adultos”, lembra Papa
- Guerra na Ucrânia: autarca de Kiev convida Papa a visitar a cidade numa mensagem de paz
- “Em nome de Deus, parem!”: o apelo do Papa Francisco às tropas russas e ucranianas
- Papa Francisco dispensa bispo porto-riquenho devido a posição anti-vacinas
- Papa pede força e criatividade aos jovens para a Jornada Mundial da Juventude