País

Bombeiros de Vila Real realizam ações de “fogo frio” para prevenir grandes incêndios

A técnica de prevenção de incêndios permite eliminar o mato rasteiro e criar faixas de contenção.

Bombeiros de Vila Real realizam ações de “fogo frio” para prevenir grandes incêndios

Os bombeiros de Vila Real estão a realizar ações de fogo controlado que têm como objetivo criar faixas de contenção e reduzir os grandes incêndios. Este trabalho de prevenção ganha maior importância numa altura em que o país atravessa tempo seco.

Estamos ainda longe do verão, mas, por exemplo, na zona da Campeã, concelho de Vila Real, já houve várias ameaças de incêndio. Muitas dessas ameaças têm origem no mau uso do fogo.

O tempo seco tem também alimentado o combustível em povoamentos florestais, o que causa um rastilho que os bombeiros da Cruz Branca já estão a travar com ações de fogo controlado.

A técnica chama-se “fogo frio” e realizada quando as temperaturas estão baixas, eliminando o mato rasteiro sem danificar as árvores. Um trabalho que tem de ser feito em segurança por bombeiros, em locais definidos estrategicamente, e que integra o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios.

Ao mesmo tempo, os bombeiros alertam também a população para os perigos da queima de sobrantes.

Segundo dados provisórios do Instituto Conservação da Natureza e das Florestas, o mês de janeiro teve mais de 500 fogos em relação ao ano passado e houve mais de 1.600 hectares de área ardida.

Saiba mais: