Bruxelas está a analisar com Portugal a possibilidade de apoios no quadro da Política Agrícola Comum para enfrentar a seca que admite poder ser uma catástrofe. A situação preocupante que afeta a Península Ibérica está a ser discutida no Parlamento Europeu . O eurodeputado Álvaro Amaro pediu em Estrasburgo apoios extraordinários para os agricultores.
A situação de seca em Portugal e em Espanha foi tema de debate no Parlamento Europeu.
O eurodeputado Álvaro Amaro alertou para o desespero dos agricultores e pediu à comissão que incentive o Governo português a criar apoios específicos e extraordinários para os agricultores.
Bruxelas garante que está a analisar possíveis apoios no quadro da Política Agrícola Comum e que está em contacto com as autoridades nacionais para enfrentar o que admite ser uma catástrofe.
Com as alterações climáticas a aumentarem mais ainda a escassez de água e os riscos de seca, a Comissão Europeia reforçou a necessidade de políticas de médio e longo prazo e a necessidade de acelerar a transição para sistemas sustentáveis e resilientes que coloquem os agricultores no caminho da neutralidade.
O mês de Janeiro foi o quinto mais quente desde o ano 2000 e foi também o segundo mais seco.
Saiba mais:
- Seca aumenta dificuldade na pesca de várias espécies
- Seca: produtores de Mangualde temem que situação piore
- Ministro do Ambiente visita barragem de Castelo de Bode
- Autarcas de Viseu criticam Governo por promessa incumprida de construção de barragem
- Armazenamento de água na barragem de Veiros garante regadio em Estremoz
- Seca: produtores de Mangualde temem que situação piore
- Seca: criadores de gado dizem que apoios são medidas paliativas
