País

Centro Hospitalar de São João com “recorde triste” na afluência às urgências 

Ao todo, foram feitas 1.022 admissões na segunda-feira.

Centro Hospitalar de São João com “recorde triste” na afluência às urgências 

O Centro Hospitalar de São João alcançou na segunda-feira o maior número de admissões de sempre nos serviços de urgência.  

De acordo com o assessor do centro hospitalar, 1.022 utentes foram atendidos. Adianta ainda que o segundo dia com mais admissões teve 1.003.  

“Este é um triste recorde. Foram admitidos 1.022 doentes em 24 horas [segunda-feira] . É o maior número de casos de urgência de que há registo no Hospital de São João”, disse Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva, citado pela Lusa.

Em declarações aos jornalistas, o diretor pediu “coerência” nas medidas relacionadas com a covid-19, lembrando que os testes deixaram de ser gratuitos e que o abandono da máscara coincidiu com momentos festivos.

Em resposta à pergunta sobre se tem receio que este cenário piore, Nelson Pereira foi perentório: “Não tenho dúvida nenhuma que pode acontecer”, disse.

Profissionais de saúde do São João defendem regulamentação no acesso às urgências

Durante o mês de março, mais de 560 mil pessoas recorreram às urgências dos hospitais, muitas não eram urgentes.

No início de abril, no Hospital de São João, no Porto, os profissionais de saúde defenderam uma regulamentação no acesso ao serviço de urgências, como conta o repórter da SIC, Paulo Ravara.  

Nelson Pereira, diretor de urgências do Hospital de São João, fala em “excesso de procura crónico”.

“Tem de haver uma reforma profunda, quer ao nível da sensibilização e da informação e educação das pessoas para a utilização adequada dos serviços”, sublinha.

Saiba mais: