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Ciberataque à Vodafone causa constrangimentos na rede multibanco

Caixas automáticas e terminais de pagamento com multibanco ficaram indisponíveis durante algumas horas.

Ciberataque à Vodafone causa constrangimentos na rede multibanco

O ataque informático à Vodafone teve impacto em várias empresas e setores. Um deles foi a rede multibanco: a empresa responsável pela gestão da rede – a SIBS – avança que os estragos só não foram piores porque entrou em ação um sistema alternativo.

A empresa reportou “alguma instabilidade pontual” nos serviços, que ocorreu pelas 21:50 de segunda-feira. A empresa que gere a rede da SIBS é cliente da da Vodafone, o que causou constrangimentos nas caixas automáticas, que ficaram indisponíveis durante algumas horas, e nos terminais de pagamento.

“Salienta-se, no entanto, que até ao momento a generalidade dos serviços prestados pela SIBS continua a funcionar e a verificar os níveis de utilização habitual“, afirma a empresa, em comunicado.

Tentar fazer uma transferência bancária online pode ter sido um desafio para alguns clientes, uma vez que os códigos de validação são enviados para o telemóvel. Com problemas na rede, a mensagem não chegava em tempo útil, o que não permitia concluir o processo. Para a operadora, esta é uma situação prioritária a resolver.

VODAFONE ALVO DE CIBERATAQUE

Vodafone foi alvo de um ciberataque “deliberado e malicioso” na noite desta segunda-feira, informou a empresa em comunicado.

Este ataque estará assim na origem dos problemas técnicos registados nas comunicações desta redeHá clientes que ficaram sem acesso aos serviços de telefone e rede de Internet.

“Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”, lê-se no comunicado.

Até ao momento já foram recuperados “os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”.

Segundo a Vodafone, está a ser afetada a “prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

“Infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, acrescenta a empresa.

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