Os laboratórios de análise Germano de Sousa foram alvo de um ataque informático durante a madrugada desta quinta-feira. José Germano de Sousa, administrador do grupo, garante que as bases de dados não foram acedidas e que os doentes estão protegidos.
“Sabemos agora que foi um episódio entre as 02:00 e as 04:00. O criminoso acedeu determinado ao nosso laboratório”, explica o administrador.
O ataque criou prejuízo ao nível do ritmo de trabalho dos laboratórios, tendo esta quinta-feira foi “um dia destruido a nível de trabalho”. No entanto, José Germano de Sousa garante que as informações dos doentes estão em segurança.
“Para já, a questão reputacional nunca está posta em causa. Temos a garantia de que todos os nossos doentes estão protegidos porque as nossas base de dados de informação não foram acedidas”, afirma.
As equipa de cibersegurança está a trabalhar para “recuperar e estabilizar a normalidade”, no entanto não há ainda “uma previsão” para retomar a normalidade.
“O laboratório está a trabalhar a nível médico e técnico, mas não sabemos como será o dia de amanhã”, reconhece o administrador.
O alerta para o ataque foi dado durante a manhã de quinta-feira, quando detetaram que não era possível estabelecer o contacto a nível informático.
A região mais atingida foi Lisboa, Germano de Sousa adianta que a zona Norte não terá sido afetada.