As comemorações dos 50 anos do 25 de abril, que se completam em 2024, começam hoje com uma sessão solene onde o Presidente da República vai condecorar militares da “Revolução dos Cravos”.
O programa dos primeiros dias das comemorações assinala o facto de o período da democracia superar já a duração do período de ditadura resultante do golpe de 28 de maio de 1926.
Depois das condecorações estão previstas intervenções das três principais figuras do Estado: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.
A cerimónia terá também momentos mais culturais, como a leitura pela jovem poetisa Alice Neto de Sousa de um poema original escrito a propósito dos 50 anos de democracia e com a interpretação de um tema original do compositor Bruno Pernadas.
Ainda na cerimónia, será encerrada uma cápsula do tempo, contendo um conjunto de objetos e de materiais para serem abertos apenas em 2074, designadamente três cartas escritas por jovens portugueses de hoje, que foram vencedores do concurso de escrita do Plano Nacional de Leitura.