Um problema no fornecimento de vacinas ao longo da manhã desta quinta-feira atrasou a vacinação no Centro de Vacinação de Carnaxide, em Oeiras.
Dezenas de utentes, a maioria idosos com mais de 80 anos, tiveram de esperar horas para serem vacinados.
A responsável pelo centro de vacinação, Lurdes Costa e Silva, justificou a situação com a forte adesão das pessoas.
As pessoas com 80 ou mais anos começaram a receber esta semana o segundo reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.
A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 (CTVC) da DGS recomendou esta nova toma da vacina com “objetivo de melhorar a proteção da população mais vulnerável, face ao atual aumento da incidência de casos em Portugal”.
A população elegível para esta vacinação é de cerca de 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção.
A DGS anunciou ainda que as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão, no âmbito da norma publicada sobre esta matéria, também passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina, na sequência de um parecer favorável da CTVC.
O número de casos de covid-19 disparou na última semana e a ministra da Saúde, Marta Temido, adianta que pode subir aos 60 mil casos diários no fim do mês.
Portugal tem, neste momento, a maior incidência do mundo, mas o Governo afasta o regresso de restrições, dizendo que é o tempo da responsabilidade individual.
Saiba mais
- Covid-19: procura de testes nas farmácias aumentou nos últimos dias
- Covid-19: restauração está “a trabalhar a serviços mínimos”, ministro da Economia teme dificuldades na retoma
- Ministra da Saúde admite 60 mil casos de covid-19 por dia no fim do mês
- Covid-19: média diária de casos aumenta para 22.805
- Ministra da Saúde exclui para já regresso dos testes grátis nas farmácias