A PSP deteve esta segunda-feira de manhã 15 pessoas por suspeita da prática de crimes de furto e recetação de catalisadores. A operação decorreu em Lisboa, Porto e Setúbal.
17 mandados de detenção e 21 mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias. A operação da Polícia de Segurança Pública esteve centrada em Setúbal, mas também foram efetuadas buscas em Lisboa e no Porto.
Em comunicado, a PSP informou que a investigação durou alguns meses e incidiu sobre uma organização criminosa com laços familiares.
Os detidos realizaram dezenas de furtos em várias localidades de Norte a Sul do país.
O método utilizado pelos suspeitos era eficaz e rápido. Colocavam-se debaixo dos carros estacionados em zonas pouco movimentadas.
Com rebarbadoras elétricas e macacos hidráulicos roubavam os catalisadores. Depois desmantelavam-nos para serem vendidos junto de sucatas e oficinas de automóveis.
Em apenas quatro meses, de janeiro a abril, a PSP registou o furto de 1605 catalisadores, uma média de 16 por dia.
Os catalisadores transformam as partículas poluentes dos automóveis. São, por isso, fabricados com metais preciosos como platina, ródio e paládio. O valor destes componentes é superior ao do ouro.
Os detidos vão ser presentes a tribunal para conhecerem as medidas de coação.