País

Drones testados para envio de medicamentos urgentes e equipamentos de suporte avançado de vida

Projeto foi apresentado no Hospital de São João.

Drones testados para envio de medicamentos urgentes e equipamentos de suporte avançado de vida

Num futuro próximo, os medicamentos urgentes ou equipamentos de suporte avançado de vida vão ser transportados através de drones. O projeto foi apresentado no Hospital de São João, no Porto, que passa a ter a primeira Zona Livre Tecnológica do país dedicada à emergência médica.

O objetivo é encurtar distâncias e ganhar tempo, que pode ser vital para os doentes, mas o projeto dos drones específicos para o envio de medicamentos, amostras biológicas, antídotos, componentes e derivados de sangue ou até mesmo equipamentos de suporte avançado de vida ainda está em desenvolvimento no polo tecnológico CEIIA, em Matosinhos.

Foi apresentado no Hospital de São João, no Porto, mas ainda não tem data definida para o primeiro voo. A segurança da caixa de transporte médico, os paraquedas de emergência em caso de anomalias durante o voo e o raio de alcance ainda estão a ser trabalhadas.

O hospital tem agora a primeira Zona Livre Tecnológica do país de emergência médica, que servirá para desenvolver e testar novas tecnologias.