Educação

"A escola é um lugar seguro": regresso às aulas em Leiria centrado no apoio psicológico aos alunos

A maioria das escolas do concelho de Leiria reabriu hoje, uma semana após a depressão Kristin ter atingido gravemente o município. Abriram estabelecimentos do pré-escolar ao ensino secundário. Contudo, há ainda alguma escolas que não reúnem as condições necessárias para reabrir. Em reportagem em Leiria, Rúben de Matos esteve na Escola EB1 de Guimarota, onde um professores explicou que nesta fase a prioridade será em grande parte dar apoio psicológico aos mais de 100 alunos que frequentam este estabelecimento de ensino.

Loading...

Abriram estabelecimentos do pré-escolar ao ensino secundário dos oito agrupamentos do concelho e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo. A Câmara de Leiria aconselhou a consulta no site do município ou nas redes sociais de quais as escolas reabertas, assim como as turmas deslocalizadas.

No caso dos estabelecimentos que não reúnem ainda condições para reabrir, a Câmara assegurou que "continua a trabalhar em articulação com a comunidade educativa para que todos os alunos regressem às aulas em segurança o mais rapidamente possível".

A Câmara de Leiria gere 145 edifícios escolares, com cerca de 15 mil alunos.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

Com Lusa