Foi criada em Viseu uma equipa multidisciplinar para tratamento de problemas de saúde mental. Muitos doentes não eram acompanhados pelo estigma da psiquiatria ou porque não conseguiam deslocar-se ao hospital.
O trabalho desta equipa multidisciplinar começou há cerca de ano e já forma atendidos mais de 200 utentes. São todos referenciados pelo centro de saúde de Castro Daire e se não fosse este tratamento teriam de receber apoio clínico em Viseu.
A proximidade desta equipa, além da barreira geográfica elimina outras barreiras menos visíveis e que impedem muitas vezes ajuda na saúde mental.
O trabalho destes profissionais é feito no consultório e na maior parte das vezes no domicílio. As consequências do isolamento e afastamento social dos últimos dois anos ou problemas mentais nunca antes acompanhados são os casos mais comuns.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental Dão-Lafões faz parte de um projeto nacional para a criação de resposta direcionada a territórios, onde o apoio à saúde mental praticamente não existe.