País

Falta de docentes: há três disciplinas em que a situação é mais preocupante

Fenprof vai entregar no Parlamento uma petição para reclamar a reestruturação da carreira docente.

Falta de docentes: há três disciplinas em que a situação é mais preocupante

O terceiro período escolar vai começar esta terça-feira com falta de professores. Há 28 mil alunos sem docentes a todas as disciplinas. A situação tem-se agravado nos últimos anos com a reforma e a ausência de candidatos à profissão.

Os números mudam, mas a falta de professores mantêm-se. Físico-química, Informática e Português são as disciplinas em que há mais dificuldade para encontrar docente. Também nos distritos de Lisboa e Setúbal, o problema tem vindo a agravar-se, uma vez que o número de candidatos a cursos de educação é de apenas 5%.

Nos próximos sete anos, segundo números do Conselho Nacional de Educação, as reformas vão afastar das escolas públicas quase 20 mil professores. Atualmente, mais de metade dos docentes tem 50 ou mais anos.

Esta terça-feira, os alunos regressam às escolas para iniciar o terceiro período. A Fenprof vai entregar na Assembleia da República uma petição para reclamar, entre outras, a reestruturação da carreira, um regime específico de aposentação e o fim da precariedade na profissão.

Saiba mais: