Continua sem solução a crise nacional nas urgências que já se arrasta há quatro dias.
O caso mais recente é do Hospital de Portimão. Por falta de médicos, o serviço de obstetrícia e ginecologia fecha esta terça-feira a partir das 21:00 e só reabre na proxima segunda-feira.
O fecho das urgências de obstetrícia e ginecologia em Almada, Barreiro-Montijo, São Francisco Xavier, entre outros hospitais da região de Lisboa, levou a que os doentes fossem encaminhados para outras unidades hospitalares.
Também o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, atingiu, esta terça-feira à tarde, a ocupação total de camas no bloco de partos. O Centro de Orientação de Doentes foi informado da situação para que as grávidas em trabalho de parto sejam encaminhadas para outro hospital com vagas. A Urgência de Obstetrícia continua a funcionar para outras situações.
PAN
Sobre os problemas nas urgências, o PAN diz que se o Estado não tem capacidade de dar resposta, deve comparticipar a possibilidade de acesso ao setor privado.
PCP
O PCP acusou, na segunda-feira, o Governo de continuar a recusar as soluções para “salvar o SNS”, que segundo os comunistas passam por melhoria de carreiras e remunerações, regime de dedicação exclusiva e alargamento da formação médica especializada.
Livre
O Livre considera que a situação das urgências se resolve com investimento na contratação de mais profissionais de saúde.
PSD
O PSD não está convencido com o plano de contingência, anunciado pela ministra da Saúde, Marta Temido.
Para os sociais-democratas, os problemas na saúde arrastam-se há anos e a solução passa por recuperar as parcerias público-privadas.
“É esta discrepância, este desacreditar dos profissionais de saúde, que nos levam a este tipo de episódio degradante, em que as pessoas perdem toda a confiança que têm no Serviço Nacional de Saúde”, afirma Rui Cristina, do PSD.
Chega já chamou a ministra da Saúde ao Parlamento
André Ventura afirmou, na segunda-feira, em entrevista à SIC Notícias, que já pediu um debate de urgência, a realizar esta semana, para ouvir a ministra da Saúde sobre o encerramento das urgências de obstetrícia sobretudo na região de Lisboa.
Saiba mais:
- Urgências obstetrícia: problemas chegam ao Hospital de Santa Maria
- “Covid-19 não é justificação” para fecho de serviços de ginecologia e obstetrícia
- Urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital Garcia da Orta voltam a fechar
- Outros serviços para além da obstetrícia podem paralisar nos próximos meses, alertam médicos
- “Cuidados de saúde estão comprometidos” no hospital de Braga, alerta Ordem dos Enfermeiros
- Outros serviços para além da obstetrícia podem paralisar nos próximos meses, alertam médicos
- Fecho de urgências de obstetrícia: um problema estrutural que “exige medidas estruturais”