A Assembleia da República reúne pela primeira vez depois das eleições a 30 de janeiro. Será também eleito o presidente do Parlamento com Augusto Santos Silva, indicado pela maioria absoluta do PS.
Depois das eleições legislativas, a Assembleia da República reúne-se esta terça-feira, onde vão estar oito representações partidárias, menos dois do que o executivo que cessa.
Na tomada de posse não esteve Rui Rio, o líder do maior partido da oposição não esteve disponível para assistir a esta composição parlamentar de maioria absoluta.
Sentado entre o candidato socialista a presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e a sua antecessora na bancada, Ana Catarina Mendes, Eurico Brilhante Dias quis começar por elogiar o mandato do anterior presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, que não é deputado nesta legislatura.
“Foi um presidente de que nos orgulhamos e consideramos que, ética e republicanamente, cumpriu o seu mandato de forma única”, saudou o líder parlamentar do PS, recebendo aplausos da bancada socialista e alguns deputados do PSD.
SAIBA MAIS
- Novo Governo: é o que tem menos independentes nos últimos 30 anos?
- Novo Governo: Marcelo Rebelo de Sousa promete discurso com desafios para António Costa
- Composição do Governo está fechada e eles voltam a ser mais do que elas
- Costa toma posse como ministro dos Negócios Estrangeiros
- Os dois jovens que se vão estrear como deputados no Parlamento