O Centro Hospitalar Universitário de São João informa que vai receber esta noite de quarta-feira “uma cidadã ucraniana, que chegará ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto”. Trata-se do primeiro doente assistido por Portugal na sequência da invasão russa da Ucrânia.
A doente foi transferida de ambulância do Hospital de Lviv (Ucrânia) para a Polónia e “está neste momento a caminho de Portugal, num voo que partiu de Varsóvia, acompanhada pelas equipas clínicas da ONG Médicos do Mundo“.
A cidadã ucraniana de 37 anos é uma doente “politraumatizada”, que sofreu um atropelamento no dia 22 de dezembro do ano passado, do qual resultaram “múltiplas lesões graves”.
Quando chegar a Portugal, a doente “será transferida pelo INEM do aeroporto para o Hospital de São João, onde será reavaliada pelas equipas médicas, cirúrgicas e de cuidados intensivos, em termos de gravidade das lesões e planeamento das intervenções, num quadro clínico complexo, de acordo com as informações que nos foram transmitidas”, lê-se no comunicado.
O Hospital de São João, no Porto, afirma ainda que mantém-se “disponível” no atual contexto da política nacional e da cooperação internacional “para receber e tratar cidadãos ucranianos, num espírito de enorme solidariedade”.
- ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA
- EM DIRETO: ACOMPANHE A EMISSÃO DA SIC NOTÍCIAS
- A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais
- Ataque aéreo russo a Chernihiv que matou 47 civis pode ser crime de guerra
- Guerra na Ucrânia: milhares de refugiados ucranianos chegam à Polónia a pé
- Invasão Ucrânia: 10 mortos e 16 feridos em ataques contra pessoal e instalações de saúde
- Os números da guerra que dura há duas semanas
- Zelensky denuncia ataque a hospital pediátrico e maternidade em Mariupol
- Leonardo DiCaprio faz donativo de milhões à Ucrânia em homenagem à avó
- Governo britânico estuda envio de mais mísseis antiaéreos para a Ucrânia
- Polónia pede para se “cortar o oxigénio” à economia russa
- Atletas ucranianos retidos em Braga devido à guerra