O Hospital Garcia de Orta, em Almada, foi alvo de um ataque informático na noite de segunda-feira. Num comunicado que chegou às redações, o hospital ativou o protocolo de segurança, tendo entrado em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que está a acompanhar a situação.
O ataque informático terá causado um impacto na unidade hospitalar, visto que várias consultas tiveram de ser canceladas. À SIC, o hospital diz que é possível que algumas cirurgias e consultas venham a ser adiadas ao longo do dia. Todos os serviços do hospital estão afetados, exceto a urgência.
Para além disso, também há impossibilidades de admitir doentes de outras unidades de saúde.
A administração do Hospital Garcia de Orta não confirmou a possibilidade de se tratar de um caso de ransomware. Mas, ao que a SIC apurou, foi feito um pedido de resgate por parte dos piratas informáticos para que a situação seja restabelecida.
O hospital adianta apenas que está a desenvolver esforços para minimizar as consequências deste ataque “e resolver a situação com a maior brevidade possível”.
Os serviços partilhados do Ministério da Saúde estão neste momento no local. A situação está a ser avaliada em conjunto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e já foi acionado o plano de contingência.
Não há, neste momento, previsão para retoma normal dos serviços.
[Notícia atualizada às 15:40]