País

Hospital S. João bate recorde na afluência às urgências

Mais de 950 utentes dirigiram-se ao hospital na passada segunda-feira.

Hospital S. João bate recorde na afluência às urgências

O hospital de São João, no Porto, registou na última segunda-feira um pico nas urgências como não se via há 13 anos. Mais de 950 utentes foram atendidos.

Na passada segunda-feira, 952 pessoas deslocaram-se até às urgências do Hospital S. João – afluência que atingiu valores que só se viram em 2009. Este é um problema “que exige uma resposta séria e dedicada” dos serviços de saúde, disse Nelson Pereira, diretor das urgências do hospital.

Um problema antigo e disfuncional que o diretor do serviço diz existir há pelo menos 20 anos. “Eu não oiço as pessoas responsáveis [a assumi-lo]”, o que incomoda os profissionais de saúde, referiu Nelson Pereira, assumindo que, assim, “não é possível prestar um bom trabalho”.

E para que não haja tanta afluência neste serviço, à qual os profissionais de saúde possam não dar resposta, o diretor das urgências do Hospital S. João deixa o apelo: quem tem sintomas leves não se deve dirigir ao hospital.

“Liguem para o SNS24, utilizem as medidas de autocuidado que são preconizadas por essa linha, procurem o seu médico de família quando tiverem essa possibilidade e que percebam que os serviços de urgência são efetivamente para as situações urgentes”, concluiu.

SAIBA MAIS