Sever do Vouga, na região Centro, é um dos concelhos com mais potencial de risco de incêndio e de erosão dos solos, após um incêndio. A conclusão é de uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro, de que faz parte Ana Rita Lopes, e que identificou essas áreas num mapa de risco pós-incêndio.
O mapa mostra as regiões de intervenção prioritária e sugere medidas que ajudam a mitigar o impacto negativo do fogo no território.
O ideal seria que estas medidas fossem aplicadas logo depois do incêndio, antes de caírem as primeiras chuvas.
Os autores da investigação acreditam que o mapa pode ser muito útil para proprietários, sejam eles o Estado ou privados.
Pode ajudar a identificar áreas críticas e a implementar medidas urgentes que reduzam o impacto negativo dos incêndios no solo nacional.