País

Notícia SIC: Rio e Montenegro estiveram reunidos para discutir futuro do PSD

Ainda não há data marcada para a reunião das distritais.

Notícia SIC: Rio e Montenegro estiveram reunidos para discutir futuro do PSD

Rui Rio e Luís Montenegro estiveram reunidos esta semana. Ao que a SIC apurou, o encontro serviu para discutir os resultados das eleições legislativas e o futuro do partido. Para já, não há ainda data marcada para a reunião das distritais com o objetivo de acelerar as eleições diretas para a escolha da nova liderança


A última vez que estiveram juntos tinha sido antes de o PSD ter sofrido uma pesada derrota nas eleições legislativas. Luís Montenegro apareceu ao lado de Rui Rio, confiante numa vitória do PSD, que acabou por não se concretizar.

Ao que a SIC apurou, os dois antigos rivais voltaram a encontrar-se esta semana, num hotel do Porto, uma semana depois de Salvador Malheiro, vice-presidente de Rui Rio, ter lançado o nome de Montenegro para a sucessão. Em cima da mesa terão estado os resultados das eleições, o futuro do partido e os timings para a escolha da liderança.

O antigo líder parlamentar tem estado em silêncio e prepara-se para aparecer publicamente, pela primeira vez desde a campanha. Será esta sexta-feira na apresentação da candidatura de Emídio Sousa à distrital do PSD de Aveiro.

O autarca de Santa Maria da Feira candidata-se à sucessão de Salvador Malheiro, que atingiu o limite de mandatos e que também lá estará para o apoiar ao lado de Luís Montenegro.

Futuro do PSD

Rui Rio já deixou muito claro que não tem pressa de sair, mas também já disse que espera que a casa esteja arrumada até ao verão.

No Conselho Nacional do próximo dia 19 de fevereiro, em Barcelos, a direção de Rio não deverá propor um calendário para as eleições diretas, mas nos bastidores do partido já correm datas para todos os gostos.

Vários líderes distritais defendem que as eleições internas devem realizar-se já no primeiro fim de semana de abril e o congresso um mês depois. Chegou a estar em cima da mesa uma reunião para as distritais concertarem posições, mas ao que a SIC apurou ainda não há data marcada para isso acontecer.

Saiba mais:

Especial eleições legislativas