País

Novas regras de trânsito em Lisboa geram polémica: associação Avenida admite avançar com providência cautelar

ACP também anunciou que vai entregar providência cautelar para travar mudanças no trânsito em Lisboa.

Novas regras de trânsito em Lisboa geram polémica: associação Avenida admite avançar com providência cautelar

A Associação Avenida pondera recorrer à Justiça para travar as mudanças de trânsito em Lisboa. Na semana passada, o executivo de Lisboa aprovou uma iniciativa do Livre que determina a redução em 10 quilómetros/hora da velocidade máxima de circulação e a eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

Segundo a Associação, a medida terá um impacto negativo em cerca de 20% da atividade económica. Também o Automóvel Clube de Portugal (ACP) vai entregar esta semana uma providência cautelar contra as mudanças do trânsito em Lisboa.

A iniciativa ‘Contra a guerra, pelo clima: proposta pela redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa’ foi votada a favor por oito vereadores – cinco do PS, um do Livre, um do Bloco de Esquerda e a vereadora Paula Marques, independente do movimento Cidadão por Lisboa, eleita pela coligação PS/Livre.

Os dois vereadores do PCP abstiveram-se e os sete da coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) votaram contra.

O PSD já disse, entretanto, que vai tentar vias, incluindo jurídicas, para reverter a proposta aprovada pela oposição, sublinhando que não houve consulta pública ou pareceres técnicos prévios.