País

Parvovírus: o vírus extremamente contagioso que apenas atinge felinos

A SIC esteve no local onde ocorreram as primeiras infeções, em Pombal.

Parvovírus: o vírus extremamente contagioso que apenas atinge felinos

Em Pombal foi diagnosticado um vírus que atinge apenas felinos, extremamente contagioso e mortal. O parvovírus causa diarreia, anemia, falta de coordenação motora e febre.

Na semana passada, os moradores de um bairro pombalense aperceberam-se de vários gatos mortos. O alerta chegou primeiro às autoridades policiais e depois ao Município.

A hipótese de terem sido envenenados foi colocada pelos moradores, mas os serviços veterinários municipais realizaram análises, que concluíram a infeção por parvovírus.

“É um vírus gastrointestinal, que provoca vómitos e diarreia“, afirma a veterinária Maria Inês Oliveira e acrescenta que se trata de um vírus muito contagioso, “pode ser só pelo facto de habitarem o mesmo espaço”.

De acordo com o comunicado emitido pelo município, foram entregues jaulas aos moradores do local para a recolha de outros animais que “pudessem, eventualmente, deambular por ali e que não tenham detentor”. 

O Serviço Veterinário de Pombal deixa ainda um alerta para que quem tem gatos não os deixe sair de casa, para que não corram o risco de contrair o vírus.  

SAIBA MAIS