Os passageiros dos Estados Unidos e Canadá podem utilizar a partir desta quarta-feira, na chegada a Portugal, as portas tecnológicas de controlo de fronteiras (e-gates) e os aeroportos de Lisboa e Porto foram reforçados com 25 inspetores do SEF.
Estas duas novas medidas entraram hoje em vigor e constam do Plano de Contingência Verão IATA 2022, implementado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com o apoio operacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), anunciou em comunicado o Ministério da Administração Interna (MAI).
Estes medidas são anunciadas após se terem registado longas filas e horas de espera por parte dos passageiros de voos de fora da União Europeia na chegada a Lisboa.
Segundo o MAI, os passageiros oriundos dos Estados Unidos da América e do Canadá podem utilizar, na chegada a Portugal, as portas tecnológicas de controlo de fronteira (e-gates) no âmbito do Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID4ALL).
O Ministério tutelado por José Luís Carneiro precisa que esta medida está desde hoje em vigor nos aeroportos internacionais de Lisboa e de Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), sendo alargada posteriormente aos do Porto e de Faro.
O MAI avança também que mais 25 inspetores do SEF afetos a funções de controlo de fronteiras entraram hoje em funções nos aeroportos de Lisboa (10) e do Porto (15), como estava previsto no Plano de Contingência Verão IATA 2022.
Saiba mais
- Aeroporto de Faro recebe reforço de inspetores do SEF
- Filas no aeroporto de Lisboa? Governo “quer extinguir o SEF e tem degradado todo o serviço”, critica Rio
- SEF diz que aeroporto de Lisboa não tem infraestruturas suficientes para receber tantos passageiros
- Volume de passageiros no aeroporto de Lisboa “nunca chegou a este nível”, diz inspetora do SEF
- A explicação do SEF após “pico de passageiros” no Aeroporto de Lisboa