Política

Pedro Frazão faz queixa de Hugo Soares à Comissão de Transparência por “ameaças de agressão”

Em causa estão declarações proferidas pelo líder parlamentar do PSD na reunião plenária de 17 de setembro. Segundo a queixa, Hugo Soares terá ameaçado o deputado do Chega de “porrada”.

Pedro Frazão faz queixa de Hugo Soares à Comissão de Transparência por “ameaças de agressão”

O deputado Pedro Frazão, do Chega, formalizou esta sexta-feira uma queixa na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados na sequência de “ameaças de agressão física” por parte de Hugo Soares.

Em causa estão declarações proferidas pelo líder parlamentar do PSD na reunião plenária de 17 de setembro.

Segundo a queixa, Hugo Soares terá ameaçado o deputado do Chega de “porrada”, numa altura em que tinha o microfone desligado, mas num “tom de voz que permitiu a toda a Câmara ouvir o que dizia”. 

“Vais-me bater na minha casa? (...) Eu dou-te pancada! Eu dou-te porrada! Queres?”, lê-se na queixa apresentada por Pedro Frazão.
“Em seguida, pegou no telefone, fazendo sinais para que o signatário atendesse o seu e, como este o não fizesse, desafiou-o várias vezes para se dirigirem ‘até Iá fora!’, para resolverem o assunto”, acrescenta ainda.

Pedro Frazão afirma ter-se tratado de uma “provocação direta” de Hugo Soares com “ameaças de agressão física”, conduta que considera ter contribuído para a “crispação” que se verificou.

“Neste episódio, os mais lesados foram os princípios e os valores - nomeadamente o da urbanidade - pelos quais se deve pautar a vida parlamentar e as boas práticas parlamentares, lesão essa integralmente imputável à conduta adotada pelo Dep. Hugo Soares no decurso do debate”, conclui.

Na queixa que fez chegar à Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, Pedro Frazão exige a instauração de um inquérito a este incidente.