Política

Morreu Manuel Condenado, antigo presidente da Câmara de Vila Viçosa

Manuel Condenado tinha 71 anos. Foram decretados três dias de luto municipal. As cerimónias fúnebres realizam-se, a partir do final da tarde desta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.

Manuel Condenado
Manuel Condenado
Município Vila Viçosa/Facebook

O antigo presidente da Câmara de Vila Viçosa Manuel Condenado, de 71 anos, morreu na quarta-feira à noite, tendo a autarquia, no distrito de Évora, decretado três dias de luto municipal.

Manuel Condenado foi presidente da Câmara de Vila Viçosa de 1997 a 2009 e de 2013 a 2021, sempre eleito pela CDU (coligação PCP/PEV).

Nas autárquicas do ano passado, voltou novamente a ser candidato ao município pela CDU, mas não conseguiu ser eleito.

Segundo uma fonte da Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, o ex-autarca comunista morreu, na quarta-feira à noite, num hospital de Lisboa, onde se encontrava internado devido a doença.

Num comunicado publicado na sua conta da rede social Facebook, a Câmara de Vila Viçosa lamentou a morte de Manuel Condenado e endereçou à família sentidos pêsames.

A município informou ainda que foram decretados três dias de luto municipal e que as celebrações fúnebres serão realizadas, a partir do final da tarde desta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.

Natural de Vila Viçosa, onde residia, Manuel Condenado, além de presidente, foi vereador na câmara, membro da assembleia municipal e, ao longo da sua carreira, teve responsabilidades em diversos órgãos de âmbito distrital e nacional.

Professor reformado, era membro da Comissão Concelhia de Vila Viçosa do PCP.