As urgências de ginecologia e de obstetrícia do Hospital de Setúbal estão encerradas até às 09:00 de domingo, informou este sábado a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O encerramento foi justificado com a doença súbita de um dos profissionais.
Este domingo, o Hospital de Braga também vai ter as urgências deste serviço encerradas, a partir das 08:00 horas. A falta de médicos para garantir as escalas obriga o serviço a encerrar pelo terceiro dia.
As grávidas da zona de Setúbal estão a ser reencaminhas para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, ou para maternidades de Lisboa.
No Norte, os hospitais de Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo estão a receber as grávidas. Os casos mais graves são encaminhados para o hospital de São João, no Porto.
Os constrangimentos nas urgências de ginecologia e obstetrícia também se sentem no sul do país. Em Portimão, a maternidade vai permanecer fechada até segunda-feira devido à falta de especialistas. O único hospital onde este serviço está funcionar é o de Faro.