País

PSD dá “completa liberdade” na votação de vices da Assembleia da República

Adão Silva nega que haja qualquer indicação de voto para o vice-presidente indicado pelo Chega.

PSD dá “completa liberdade” na votação de vices da Assembleia da República

O PSD dá “completa liberdade” aos deputados na votação dos candidatos a vice-presidentes do parlamento. A eleição do novo líder parlamentar está marcada para o dia 7 de abril, primeiro dia da discussão do programa do Governo.

Adão Silva negou aos jornalistas que tenha havido alguma indicação de voto quanto ao vice-presidente da Assembleia da República indicado pelo partido Chega.

“Não, não, sobre essa matéria é liberdade. Cada deputado tem completa liberdade de votar conforme achar“, disse, admitindo que o tema foi falado na reunião.

Na reunião, a direção da bancada apresentou as suas indicações de candidatos à Mesa da Assembleia da República, nomes que serão votados num plenário na quinta-feira, às 15:00. O PSD indicou como candidato a vice-presidente da Assembleia da República o ainda líder parlamentar Adão Silva, que, se for eleito, sucede no cargo a Fernando Negrão.

Para secretários da Mesa, o PSD repete os deputados Duarte Pacheco e Lina Lopes, tal como para vice-secretária, função para a qual indicou a deputada Helga Correia.

Votação para novo líder parlamentar marcada

Quanto à votação do novo líder parlamentar, Adão Silva explica que irá convocar as eleições para dia 7 de abril – o primeiro dia da discussão do programa do Governo, marcado pela conferência de líderes.

“Amanhã [quarta-feira] convocarei as eleições da direção do grupo parlamentar para o dia 7, quinta-feira, durante a tarde”, anunciou o deputado, recordando que o regulamento interno da bancada prevê que estas eleições tenham de decorrer em dias de trabalhos parlamentares.

Na reunião, o deputado Paulo Mota Pinto apresentou aos deputados a sua intenção de se candidatar, que já tinha anunciado na segunda-feira, em declarações à Lusa. As candidaturas terão de ser entregues até dois dias antes das eleições, no dia 5.

COM LUSA

Saiba mais: