País

Ribau Esteves não vai candidatar-se à liderança do PSD

A decisão foi tomada no final de março mas só agora anunciada. Ribau Esteves justifica porquê.

Ribau Esteves não vai candidatar-se à liderança do PSD

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro anunciou, esta segunda-feira, que está fora da corrida à liderança do PSD e que não apoia o único candidato oficial até ao momento: Luís Montenegro.

“Decidi não ser candidato a presidente do Partido Social-Democrata (…), assumindo hoje publicamente a decisão que tomei no dia 26 de março e que não anunciei na semana passada por respeito político aos relevantes atos praticados com a tomada de posse dos deputados à Assembleia da República e do novo Governo em Portugal”, afirmou, sublinhando que “é preciso mais tempo e mais trabalho para termos uma alternativa forte dentro do PSD”.

Neste anúncio, Ribau Esteves garantiu desde já que não apoia a candidatura de Luís Montenegro. “Como sabem neste momento temos um candidato assumido, embora de uma forma muito original – um texto -, e eu não apoiarei Luís Montenegro. Vamos ver se teremos mais candidatos, há pré-anúncios mas enfim devemos ser reservados e obviamente que apoiarei o melhor ou o menos mal daqueles que se apresentar“, acrescentou Ribau Esteves, que cumpre o terceiro e último mandato na Câmara de Aveiro.

O PSD vai escolher o próximo presidente em eleições diretas em 28 de maio, aprovou o Conselho Nacional em meados de março, e o Congresso vai realizar-se entre 1 e 3 de julho, no Porto.

Luís Montenegro é o único candidato oficial, mas Jorge Moreira da Silva prepara-se para entrar na corrida. A confirmar-se será a primeira candidatura do antigo deputado à presidência do PSD, ao contrário de Montenegro que vai disputar o cargo pela segunda vez, depois de em janeiro de 2020 ter perdido para Rui Rio, numa inédita segunda volta no PSD.

Certa é a saída de cena de Rui Rio. O atual presidente do PSD, que ocupa o cargo desde janeiro de 2018, anunciou que deixará a liderança do partido depois da derrota nas legislativas de 30 de janeiro.

Saiba mais