Economia

Serviços da rede Vodadone “regressam à normalidade” após ciberataque

Quatro dias após o ciberataque, a operadora admite que “há ainda muito trabalho pela frente”.

Serviços da rede Vodadone “regressam à normalidade” após ciberataque

A terminar uma semana que começou com um ciberataque, que afetou vários serviços da rede, a Vodafone anuncia esta sexta-feira o “regresso à normalidade”, apesar de ainda admitir “situações de instabilidade pontual”.

“No final de uma semana de esforços desenvolvidos para restabelecer as operações da Vodafone Portugal após o ciberataque, ainda que possam vir a verificar-se situações de instabilidade pontual, a rede encontra-se estabilizada, o que inclui, além da voz móvel e fixa, também os serviços de dados e de televisão“, lê-se no comunicado enviado às redações.

Depois de quatro dias com os serviços comprometidos, “hoje [sexta-feira] foi um dia especialmente dedicado ao restabelecimento da totalidade das funcionalidades especificas para clientes empresariais, encontrando-se a mesma praticamente concluída“.

Mas nem tudo está resolvido, admite a operadora. Do ponto de “vista interno, há ainda muito trabalho pela frente para assegurar a total sustentabilidade da operação em aspetos que, não penalizando a disponibilidade dos serviços, impactam a empresa“.

A Vodafone reitera que “os últimos dias foram de trabalho muito intenso (…) após a enorme disrupção de que a Empresa foi alvo” e que obrigou as equipas da operadora a “repor em menos de 24 horas o equivalente a uma década de inovação tecnológica, passando de 2G/3G para 4G/5G“.

Vincando que “continua a colaborar de forma estreita com as autoridades na investigação” ao ciberataque, a Vodafone Portugal “agradece a todos a compreensão e as muitas manifestações de apoio neste período excecional de crise sem precedentes”.

E, a fechar, “enaltece o empenho e a entrega contínua de todos os seus Colaboradores e Parceiros nesta semana extremamente desafiante“.

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