País

Taxa de incidência da gripe é de 13,3 por 100.000 habitantes

Mortalidade está “dentro do esperado para esta época do ano”.

Taxa de incidência da gripe é de 13,3 por 100.000 habitantes

A taxa de incidência de síndrome gripal (SG) baixou para de 13,3 por cada 100.000 habitantes, segundo o último boletim de vigilância da gripe do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), divulgado esta sexta-feira.

Apesar da redução na taxa de incidência, o boletim de vigilância epidemiológica da gripe e outros vírus respiratórios continua a indicar uma tendência crescente da atividade gripal e lembra que o valor da incidência de síndroma gripal “deve ser interpretado tendo em conta que a população sob observação foi menor do que a observada em período homólogo de anos anteriores”.

O INSA diz igualmente que não foi reportado nenhum caso de gripe pelas 16 Unidades de Cuidados Intensivos que enviaram informação.

Na semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro (semana 52), a taxa de incidência de infeção respiratória aguda (IRA) foi de 59,9 por 100.000 habitantes, refere o INSA, alertando igualmente que a população sob observação (15.037) foi também menor do que em anos anteriores.

Os valores de vigilância clínica da gripe foram apurados através da rede médicos-sentinela, um sistema de informação constituído por médicos de medicina geral e familiar do continente e das regiões autónomas.

O boletim do INSA indica igualmente que a mortalidade está “dentro do esperado para esta época do ano”.