No Algarve, já há sinais de retoma turística. No próximo fim de semana, são já esperados cerca de 100 voos por dia no aeroporto de Faro. As perspetivas são que a partir de abril o movimento seja próximo ao que havia em 2019, antes da pandemia.
Ainda fevereiro vai a meio e já há dias com 8 mil passageiros a circular pelo aeroporto de Faro, um número considerado bom para a época baixa e que se espera que venha a disparar já no próximo fim de semana.
Com um intervalo no calendário escolar britânico, nos próximos tempos o Algarve vai ter alturas de receber uma centena diária de voos.
O sol é um convite forte para o Algarve, que voltou a recuperar turistas de setores que durante a pandemia haviam sido muito afetados.
Com a procura a aumentar, a preocupação vai para a resposta: faltam trabalhadores, que o Algarve pretende ir buscar a outros países, nomeadamente aos Países de Língua Oficial Portuguesa.
O aumento dos custos na hotelaria e restauração é outra dor de cabeça, com as faturas da eletricidade, combustíveis e bens em geral bem mais caras.
Se fevereiro e março se avizinham bons para o turismo algarvio, a partir de abril, se a pandemia e a situação internacional o permitirem, a procura deverá seguir para níveis próximos a 2019, o melhor ano turístico de sempre na região.
Saiba mais:
- Algarve: alívio de restrições já se sente no golfe
- Preços das casas aumentaram no terceiro trimestre de 2021. Algarve lidera
- Transmissibilidade da covid-19 está a diminuir em Portugal
- Governo diz que alívio das restrições será “progressivo, gradual e cauteloso”
- Alívio das restrições em Portugal: opiniões dos especialistas dividem-se