Vírus mpox

Varíola dos macacos: “Não está recomendado pelas autoridades de saúde o isolamento dos doentes”, diz infecciologista

Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças já recomendou o isolamento.

Varíola dos macacos: “Não está recomendado pelas autoridades de saúde o isolamento dos doentes”, diz infecciologista

O infecciologista Fernando Maltez explica que as autoridades de saúde portuguesas não exigem o “isolamento de doentes”.

“Para já, as medidas são as de prevenção desses contactos muito próximos. É isso que tem sido feito e aconselhado aos doentes”, explica.

No entanto, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças recomenda o isolamento e admite a hipótese da vacina da varíola comum ser administrada aos contactos de alto risco.

Mais nove casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram confirmados em Portugal, totalizando 23, anunciou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS), que aguarda resultados relativamente a outras amostras.

SAIBA MAIS