A Vodafone foi alvo de um ciberataque “deliberado e malicioso” na noite desta segunda-feira, informou a empresa em comunicado.
Este ataque estará assim na origem dos problemas técnicos registados nas comunicações desta rede. Há clientes que ficaram sem acesso aos serviços de telefone e rede de Internet.
“Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”, lê-se no comunicado.
Até ao momento já foram recuperados “os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”.
Segundo a Vodafone, está a ser afetada a “prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.
“Infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, acrescenta a empresa.
A Vodafone prevê que ao longo desta terça-feira a “recuperação irá acontecer progressivamente“.
A empresa informa também que, neste momento, não tem “quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”. Porém assegura que “a investigação aprofundada do ato criminoso (…) se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes”.
“Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação”, conclui o comunicado.