A História Repete-se

As revoluções de 1848 ficaram na História como a "Primavera dos Povos": como surgiram e quais as consequências para a Europa?

Da contestação burguesa (e romântica) à contestação social, a Primavera dos Povos de 1848 uniu socialistas a republicanos e colocou Nações contra Impérios. Como surgiu e mudou para sempre a Europa? Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre este período da História no novo episódio do podcast A História Repete-se

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a “Primavera dos Povos" de 1848. Este período enquadrou um conjunto de revoluções autónomas e evidenciou as aspirações nacionalistas de, entre outros, italianos e polacos, que se revoltaram contra os Impérios que os governavam. Já em França, republicanos e socialistas “utópicos” uniram-se para derrubar a monarquia “burguesa”. Como surgiram e quais as consequências para a História da Europa dos acontecimentos deste ano revolucionário?

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Episódios