O governo caiu porque apresentou uma moção de confiança e ela foi chumbada no Parlamento, numa sessão plenária que andou entre a farsa e a tragédia. A última vez que um primeiro-ministro saiu pela avaliação que os eleitores fizeram da governação foi em 2015 e, mesmo assim, Passos Coelho venceu as eleições, só que o povo não lhe deu a maioria parlamentar para governar. Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira debatem também a economia e a paz na nova ordem mundial em que quem manda é Donald Trump.
Podcast
Marques Lopes defende que “não são eleições, é um plebiscito”, Siza Vieira diz que “é uma estupidez ir para eleições”
Todos diziam que não queriam ir para eleições, mas as eleições até já têm duas datas possíveis: 11 ou 18 de maio. A análise de Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira no Bloco Central, com moderação de Paulo Baldaia, num episódio gravado ao vivo na Bolsa de Turismo de Lisboa
Matilde Fieschi
Episódios
O mundo mudou, mas isso não tem grande espaço no debate presidencial de trazer por casa Pedro Marques Lopes: “Montenegro normalizou Ventura e o discurso anti-democracia” Siza Vieira: “Marques Mendes não chegou a disputar eleições como líder porque o PSD correu com ele. Por isso, não faz o pleno do partido” Pedro Marques Lopes: “Marques Mendes está desabituado da política e do contraditório” 2026: O ano em que Portugal volta a estar muito dependente do que acontecer lá fora. Esperemos que corra bem Figuras e acontecimentos de 2025: Xi Jinping, Trump mais a sua revolução e o massacre em Gaza Marques Lopes: “Montenegro é primeiro-ministro por causa do processo Influencer que deu em nada” Marques Lopes: “Não entendo o timing e o propósito do governo na proposta de alteração à legislação laboral” Pedro Marques Lopes: “O comportamento do Ministério Público parece a PIDE” Pedro Siza Vieira: “A revisão do Código do Trabalho mostra a miopia estratégica dos partidos à esquerda do PS”