Bloco Central

Podcast

Pedro Marques Lopes: “O caso Ivo Rosa é um ataque violentíssimo ao Estado de Direito”

O insólito tomou conta do país e também ficámos a saber que o juiz Ivo Rosa foi vigiado durante três anos pelo Ministério Público. A análise por Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes, com moderação de Paulo Baldaia, no Bloco Central

Como se esperava, a flotilha foi impedida de chegar ao destino pelas forças israelitas e o espaço mediático, pelo menos por cá, deixou de ser ocupado pelo que se passa em Gaza e passou a ser ocupado com as condições de detenção de quatro portugueses recebidos no aeroporto como estrelas pop ou desportistas medalhados. Quanto às viagens, Ventura pediu e o governo fez-lhe a vontade, enviando a conta do repatriamento para cada um dos activistas.

O insólito tomou conta do país e também ficámos a saber que o juiz Ivo Rosa foi vigiado durante três anos pelo Ministério Público. Este é o juiz que arrasou a acusação dos procuradores a José Sócrates. Os inquéritos-crime foram abertos na sequência de uma carta anónima que acusava Ivo Rosa de corrupção. O Presidente da República mostrou-se preocupado com a notícia e pediu aos orgãos de topo do Ministério Público e dos juízes que investiguem. Em plena campanha eleitoral lá surgiram notícias sobre uma averiguação preventiva a Luís Montenegro, que começou na campanha das legislativas e ainda não foi fechada.

Estamos a chegar ao fim da campanha das autárquicas e sobe o tom, normalmente na justa medida em que sobe também o nervosismo nalgumas candidaturas que tinham como certo o que só povo pode decidir nas urnas.

O Bloco Central é um podcast com uma conversa entre Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira e moderação de Paulo Baldaia. A sonoplastia é de Gustavo Carvalho.

BLOCO CENTRAL DOS INTERESSES

PEDRO MARQUES LOPES

No sábado, dia 11, há uma apresentação do Julgamento Pelicot. É uma performance/peça que reproduz o julgamento dos violadores e marido da senhora Pelicot e foi concebida por Milo Rau. É no Panteão Nacional às 18 horas e tem entrada livre.

O livro é “A casa dos Krull”, de George Simenon. Um dos meus escritores favoritos (tirando os do Maigret). Este é um livro extraordinário, denso e sombrio sobre o racismo e a histeria coletiva. Não pode estar mais atual.

PEDRO SIZA VIEIRA

Saiu em outubro de 1975 um grande álbum que permanece sempre fresco cinquenta anos depois: “Still Crazy After All These Years”, de um dos maiores cantautores das últimas décadas. Periodicamente volto ao Paul Simon e às suas canções, e sugiro aos ouvintes “50 Ways to Leave Your Lover”, o maior sucesso do álbum, que ainda hoje permanece popular.

Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia na TSF, os episódios passam a sair à quinta-feira, dia de Conselho de Ministros, no Expresso. A fechar, e como sempre, o bloco central de interesses, com sugestões para as coisas importantes da vida.

Episódios