Bloco Central

Podcast

Pedro Marques Lopes: “Seguro está a transformar-se no refúgio das viúvas do passismo”

Pelos pingos da chuva mediática vai passando a polémica relacionada com a vontade do governo de alterar a Lei Orgância do Tribunal de Contas. A análise por Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes, com moderação de Paulo Baldaia, no Bloco Central

Habituados a ter um dos melhores serviços de saúde do mundo, os portugueses levam muitos anos a estranhar que um país remediado como é o nosso não se mostre capaz de acompanhar o grau de exigência de uma população que envelhece ao mesmo tempo que cresce exponencialmente o custo do SNS. Até ao dia que quem manda é o ministro das Finanças. Não há, portanto, ministra ou ministro da Saúde que aguente muito tempo em estado de graça. Mas há, é claro, uns que se põem mais a jeito do que outros.

Pelos pingos da chuva mediática vai passando a polémica relacionada com a vontade do governo de alterar a Lei Orgância do Tribunal de Contas, no sentido de acelerar a execução, colocando o Tribunal a julgar a posteriori e não com visto prévio como acontece actualmente. A presidente da Instituição discorda do caminho escolhido.

A campanha das presidenciais vai prosseguindo a ritmo constante, mas morno sempre que desaparecem as venturices da política à portuguesa. Cotrim Figueiredo, no que as sondagens dizem ser um excesso de confiança, garante que vai passar à segunda volta, o que para acontecer significaria obrigatoriamente que ficava à frente de António José Seguro que, depois de receber o apoio do PS, tem recebido apoios da direita ao mesmo ritmo que camaradas do seu partido anunciam que vão votar noutro.

A América foi a votos, elegeu o primeiro presidente da Câmara de Nova Iorque muçulmano, dois governadores norte-americanos e ainda aproveitou para mudar o mapa eleitoral da California e assim beneficiar os Democratas quando se votar para o Congresso no próximo ano. Trump perdeu e os Democratas ganharam em toda a linha. A questão agora é saber o que fazer com essas vitórias, porque não é certo que isto vá unir o Partido Democrata.

O Bloco Central tem moderação de Paulo Baldaia numa conversa entre Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira. A sonoplastia é de Gustavo Carvalho.

BLOCO CENTRAL DOS INTERESSES

Pedro Marques Lopes

“Lavagante” é um filme lindíssimo, baseado no projeto de romance do José Cardoso Pires e realizado pelo Mário Barroso. A história é muito bem contada, tem um excelente naipe de atores dos quais destaco a fabulosa Júlia Palha, sem esquecer Francisco Froes, Nuno Lopes e o Diogo Infante, mas tem sobretudo uma fotografia que merece todos os elogios.

Os GNR dão dois concertos no Coliseu de Lisboa, dia 6 e 7, depois dos no Coliseu do Porto. São uma banda absolutamente marcante para a minha geração, mas não só. Conseguiu ultrapassar gerações. O Rui Reininho é a nossa maior estrela pop, mas é muito mais do que isso: é um poeta espantoso. Cheira-me que o Rui pouco cantará, porque vamos todos nos encarregar disso.

Pedro Siza Vieira

O “Lavagante” é mesmo um grande filme, e a Júlia Palha está excelente — faz lembrar a Brigitte Bardot ou a Mónica Vitti dos tempos em que ação se passa. Entretanto, segunda-feira, dia 10, começa o Misty Fest, com concertos muito interessantes por todo o país — do Porto ao Algarve, de Lisboa a Espinho. Oferece-nos a oportunidade de escutar espetáculos de jazz com gente como Makaya McCraven, Salomão Soares ou Mateo Sánchez, músicos como Yumi Ito, Juliana Barewick ou Federico Albanese ou a Sétima Legião. Também vai haver um concerto de uma jovem artista, Sofia Leão — filha do Rodrigo — que este ano lançou o seu primeiro álbum, “Mar”. Sugiro que ouçam o álbum como aquecimento para o Misty Fest.

Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia na TSF, os episódios passam a sair à quinta-feira, dia de Conselho de Ministros, no Expresso. A fechar, e como sempre, o bloco central de interesses, com sugestões para as coisas importantes da vida.

Episódios