Como é que podemos resolver este problema, para que a população que realmente precisa destes fármacos não tenha de interromper a medicação? Este episódio especial do Consulta Aberta foi retirado da intervenção na emissão de 18 de janeiro da SIC Notícias, com a moderação da jornalista Madalena Lourenço.
Podcast
Margarida Graça Santos: “Há quem use Ozempic porque quer muito perder 3 ou 4 quilos até ao verão. É um problema grave de saúde pública”
Na Edição da Manhã da SIC Notícias, a médica de família Margarida Graça Santos e o médico endocrinologista Francisco Sousa Santos explicam os efeitos de medicamentos como o Ozempic e os seus benefícios no tratamento da diabetes. No entanto, é cada vez mais clara a escassez de medicamentos desta família devido à prescrição indevida para perda de peso, ou até por motivos puramente estéticos. Ouça aqui este episódio especial do podcast Consulta Aberta
Episódios
“Estava no 1º ano de medicina quando o meu pai adoeceu. Não havia cuidados paliativos na Madeira. Hoje, dou aos meus doentes o que não tive” Marta D'Orey: “A enfermaria mantém as pessoas vivas. Os paliativos dão dignidade à morte, é heroico, mas mal se fala sobre isso” “Há casos de morte súbita ou por doença cardiovascular, mesmo em idade precoce”: os riscos ocultos do uso de esteroides anabolizantes Já tem resoluções de Ano Novo? “Apontar numa folha quanto pesamos para comparar mais tarde não é saudável. Coloque só: fazer desporto” “Não use roupa apertada, não vá direto para a cama e faça uma caminhada em família”: dicas para evitar o refluxo e a azia este Natal “Há famílias que chegam até nós desesperadas, sobretudo na escolha da cadeirinha”: como garantir uma infância segura para os nossos filhos “Ser sustentável tornou-se uma coisa de elite, mas a minha avó, com a quarta classe, é a pessoa mais sustentável que eu conheço” “As mulheres têm vergonha de falar sobre isto”: alimentos a evitar, exercícios pélvicos e outras dicas para quem sofre com perdas de urina “Não é só o AVC que causa disfunção erétil, todos os fatores de risco vasculares desta doença, como a hipertensão, podem ter o mesmo efeito” “Pagamos menos pela carne a granel do que embalada, mas ninguém vai ao talho. Preferimos ver logo quanto custa do que fazer contas”
