No Guerra Fria, Nuno Rogeiro e José Milhazes fazem um ponto de situação da guerra na Ucrânia, dois anos desde a eclosão do conflito. 730 dias marcados por avanços e recuos, pacotes de sanções e de apoio e milhares de mortes de militares e civis. Pela Europa, cidades como Dublin, Paris, Bucareste ou Lisboa, continuam a demonstrar o seu apoio ao povo ucraniano através de manifestações. Programa emitido na SIC Notícias no dia 24 de fevereiro.
Dois anos de guerra na Ucrânia: episódio especial com Nuno Rogeiro e José Milhazes
Foi no dia 24 de fevereiro de 2022 que eclodiu a guerra na Ucrânia. Desde então, dois anos se passaram e não há sinal de abrandamentos ou de cessar fogo. Por quantos mais anos se estenderá este conflito?
Episódios
José Milhazes sobre novas negociações de paz: “A Ucrânia está a perder tempo; os russos estão a ganhar tempo” Análise da guerra na Ucrânia: O desgaste do regime de Putin e as novas dinâmicas de poder na região O que significa a atual relação de protecionismo entre os EUA e a Venezuela? A maior reviravolta política na Venezuela: o que a captura de Maduro significa? “O Natal costuma ser tempo de milagres, mas, a não ser que haja um, não vejo nenhuma hipótese de haver um acordo de paz na Ucrânia” “A Ucrânia está a ser crucificada por dois bandidos”: a visão de Milhazes sobre os acordos de paz “Para os ucranianos, não há paz enquanto houver russos no seu país, nos seus territórios” Avanços e obstáculos nas negociações de paz em Genebra: o que realmente está em jogo entre Ucrânia e Rússia? “Um padre disse que o maior perigo para os russos é terem opinião própria. Os fiéis têm acesso à internet e não dão ouvidos aos sacerdotes” Pokrovsk, a região estratégica de Donetsk que pode definir o fim da guerra: “A Ucrânia está a passar por momentos muito difíceis”