O CEO é o limite

Paula Antunes da Costa, vice-presidente na Visa: "A gestão da carreira é um trabalho nosso"

Sonhou com uma carreira na medicina, mas foi ao sector financeiro que acabou por se render. Paula Antunes da Costa, vice-presidente da Visa trocou Portugal por Espanha há dois anos. A carreira internacional, diz, “sempre foi um chamamento”. É a convidada deste episódio do podcast “O CEO é o limite”.

“Enquanto líderes, tudo o que fazemos tem impacto na vida das pessoas, na comunidade”. É desta convicção que Paula Antunes da Costa, vice-presidente da Visa, parte para cada um dos dias de trabalho que tem pela frente. Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE, com um MBA pela Nova e um amplo leque de pós-graduações no currículo, Paula Antunes da Costa teve apenas dois empregadores ao longo do seu percurso de carreira que já soma mais de duas décadas.

Foi responsável de Planeamento e Controlo na Caixa Geral de Depósitos até ingressar na Visa Europa, em 2004. Entre 2016 e 2021 liderou a financeira em Portugal, acabando por chegar a vice-presidente. Paula Antunes da Costa não tem dúvidas de que muito embora as empresas tenham um papel determinante na definição de políticas eficazes de atração e fidelização de talento - dando aos trabalhadores oportunidades de desenvolvimento, qualificação e progressão profissional - "a gestão da carreira é um trabalho nosso, enquanto profissionais".

Paula Antunes da Costa, vice-presidente da Visa, durante as gravações do podcast "O CEO é o limite"
José Fernandes

Ao longo do seu percurso garante que sempre definiu metas e objetivos, procurando o melhor caminho para os alcançar. “Senti cedo que o meu chamamento era uma carreira internacional”, recorda acrescentando que seguiu esta ambição. No seu percurso teve apenas dois empregadores. Está há 19 anos na Visa e diz que nunca pensou em mudar porque não sente que tenha a mesma carreira ao longo de todos estes anos: “não sinto que esteja a fazer a mesma coisa e sei que tenho capacidade para continuar a desenvolver as minhas competências e crescer na organização”.

Defensora da paridade de géneros no trabalho como na vida, Paula Antunes da Costa tem destacado em várias intervenções públicas que os homens têm um papel importante no apoio ao desenvolvimento e progressão profissional das mulheres. E que as mulheres precisam de saber apoiar o desenvolvimento de outras mulheres. É de desafios, de caminhos percorridos e do que ainda falta percorrer que falamos neste episódio.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.