As sextas eleições autárquicas em Moçambique decorreram a 11 de outubro em 65 municípios, incluindo em 12 novas autarquias, que pela primeira vez foram a votos.
Segundo a Comissão Nacional de Eleições, a Frelimo, o partido no poder, venceu em 64 das 65 autarquias, enquanto o MDM, o terceiro maior partido, ganhou apenas na Beira. A Renamo, o principal partido da oposição, tem promovido marchas de contestação aos resultados, juntando milhares de pessoas que denunciam uma “megafraude” no escrutínio.
Há mais de uma centena de detidos em vários pontos do país, segundo as autoridades, que, no entanto, ainda não confirmaram as mortes que organizações não-governamentais têm reportado na sequência de confrontos com a polícia.
Cláudia Almeida, investigadora integrada no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, e Lázaro Mabunda, correspondente do Expresso em Maputo, são os convidados de um episódio conduzido pelo jornalista Hélder Gomes e com sonoplastia de Salomé Rita.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. Subscreva e ouça mais episódios.