Retratos de Abril

O associativismo no pré 25 de Abril: a importância da SEDES

A 4 de dezembro de 1970, a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, foi fundada como uma entidade independente do poder político e com o objectivo de refletir sobre os problemas do país e propor soluções para o seu desenvolvimento. Encarada com desconfiança pelo regime ditatorial, a SEDES revelou-se na plenitude em democracia. Os seus estudos têm dado contributos válidos em áreas setoriais decisivas, desde os transportes à agricultura, e vários dos seus associados integraram os governos provisórios e constitucionais. Oiça este episódio do podcast Retratos de Abril dedicado ao associativismo da SEDES

Como sócios fundadores da SEDES estavam, sobretudo, jovens quadros com provas dadas no mundo académico e profissional como João Salgueiro, Emílio Rui Vilar, Vítor Constâncio, João Cravinho, Magalhães Mota, ou Rui Machete.

Este episódio foca os primeiros anos da SEDES e sublinha a importância do associativismo para a construção e consolidação da democracia.


Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, também, a sociedade civil que se opôs ao Estado Novo e lutou pela liberdade. Dos generais e capitães aos líderes políticos; de escritores e poetas a advogados, médicos e professores universitários.

Retratos de Abril revela uma sociedade que, afinal, não era a preto e branco.

Em 25 episódios é contada a História dos protagonistas que, há 50 anos, estavam prontos a construir a democracia.

Este podcast especial do Expresso conta com guiões escritos por Lourenço Pereira Coutinho e narrados por Teresa Amaro Ribeiro, com música original e sonoplastia de João Luís Amorim, apoio à produção de Inês Marcelo e redes sociais de Tiago Serra Cunha. O genérico inicial tem a voz de Jorge Gomes e a capa é de Mário Henriques com João Carlos Santos. Retratos de Abril é um podcast especial do Expresso nos 50 anos da Revolução, com coordenação de Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

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