Boa Cama Boa Mesa

Um refúgio no Douro para mergulhar entre vinhas

Em plena aldeia vinhateira de Provesende, este novo refúgio promete tempo para desacelerar, conhecer o lado mais genuíno da região do Douro e descobrir um legado histórico do tempo da filoxera.

Um refúgio no Douro para mergulhar entre vinhas

Com mais de um século de história, um antigo solar do século XVIII deu lugar a um novo alojamento no coração do Douro. Rodeado por vinhas que pontuam a propriedade de um hectare e meio, onde se produzem vinhos DOC do Douro e do Porto provenientes de castas tradicionais. Tem apenas sete quartos (desde €155), duas salas de estar com decoração elegante e moderna, e “promove um estilo de vida desacelerado e próximo da natureza com uma envolvente exclusiva”.

Lá fora, entre os vinhedos de castas tradicionais, como Touriga Nacional, Viosinho e Rabigato, vive uma piscina perfeita para a estação quente.

Casa do Santo

O projeto arquitetónico teve como foco preservar o legado histórico da propriedade e criar um ambiente acolhedor, perfeito para relaxar e desfrutar dos mais genuínos atributos do Douro.

Casa do Santo

“Salvador do Douro”

Joaquim de Azevedo Leite Pereira, um dos maiores proprietários da região e residente neste Solar, trisavô dos atuais proprietários, ficou conhecido como Salvador do Douro por ter combatido a praga da filoxera que no século XIX praticamente destruiu a produção de vinho no Douro. Foi ele quem deu início ao combate da praga que assolou o Douro, além de ter estudado o efeito de resistência da enxertia das castas portuguesas em castas americanas e introduzido a nova técnica nas vinhas do Douro e do resto do país, essencial para a recuperação da produção vitícola do país.

O viticultor criou ainda uma escola, em Provesende, onde ensinava viticultura e fazia a formação de enxertadores, os quais percorreram a região ensinando as novas técnicas que permitiram combater a filoxera.

Casa do Santo

Relaxar ou vindimar?

Preservando esse legado familiar estreitamente ligado ao vinho, atualmente, tanto o colheita como o reserva branco e um reserva tinto, sob a chancela Pinheiro da Veiga, bem como vinho do Porto Casa do Santo estão disponíveis para prova e consumo neste novo agroturismo.

Apesar de não dispor de restaurante, a Casa do Santo serve refeições ligeiras aos hóspedes a pedido. O menu de Bar foca-se nos produtos e sabores tradicionais da região.

Em setembro, plena época de vindimas, os hóspedes podem acrescentar à estadia a experiência das vindimas na propriedade. A Casa do Santo - Wine & Tourism (Rua Cabo de Vila, Provesende, Sabrosa. Tel. 915874428 ) está de portas abertas desde o passado mês de junho.

Casa do Santo

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e no Twitter.