As marcas do passado estão todas lá, contando em tetos trabalhados, paredes grossas de granito, pinturas e objetos de época, a história da Casa das Fidalgas, erguida no século XVII e agora transformada num boutique hotel de cinco estrelas. Construída por Domingos de Sampaio do Amaral, para a filha Joana de Sampaio, que com o marido, João de Almeida Castelo Branco viriam a tornar-se os fundadores do morgado de Santar, mais tarde tornou-se propriedade da família real de Bragança.
A partir da torre medieval, o edifício foi crescendo e adaptando-se aos novos tempos, bem patentes nas diversas salas de estar recheadas de objetos antigos. Há pinturas restauradas, mobiliário de época, livros e até uma sala dedicada aos pratos, onde pode apreciar diversos exemplares pintados à mão. Com detalhe e cuidado, de modo a preservar a atmosfera de época transportando-a para o tempo atual, a recuperação da antiga Casa das Fidalgas e sua transformação em boutique hotel demorou quatro anos a tornar-se realidade, com a ajuda de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, do atelier Bastir, responsável pela arquitetura e design de interiores, enquanto o desenho paisagista coube a Fernando Caruncho. A natureza é omnipresente, ou não estivéssemos entre duas serras: a da Estrela, a sul e a do Caramulo, a norte.
Os 21 quartos e suítes (desde €450), distribuídos por vários espaços diferenciam-se pelo pormenor, equilibrando detalhes antigos na decoração com tons, atmosfera e conforto contemporâneos.
Lá fora uma ampla varanda com vista para um jardim, também ele de época, onde habita uma piscina exterior em granito, é o local favorito para tomar o pequeno-almoço. Mais atuais são a piscina aquecida e o spa, localizado na antiga adega da propriedade. Com sauna, banho turco, fonte de gelo e duche sensorial, oferece um cardápio de tratamentos de beleza com produtos da marca austríaca Vinoble. Como era comum neste tipo de propriedades, existe ainda uma pequena capela.
Depois de um dia rodeado da tranquilidade da pacata vila, jante no restaurante Memórias, também aberto a passantes, comandado pelo chef Luís Almeida, que se inspira em receitas e produtos da região. A própria horta do hotel alimenta a cozinha com diversos produtos frescos que crescem na envolvente ajardinada.
Deslumbre-se com a atmosfera criada pelo projeto Santar Vila Jardim, pioneiro em Portugal e fundado em 2013, que cultiva jardins deslumbrantes em terraços que ficaram esquecidos no tempo, transformando a própria vila num enorme jardim.
Rodeado de jardins e vinhas, o Valverde Santar Hotel & Spa (Viscondessa de Taveiro, Santar. Tel. 232 394 800) tem ainda uma estrutura em madeira em plena natureza para contemplar ou para acolher provas de vinho da região e eventos.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e na rede X.