Boa Cama Boa Mesa

Roteiro de fim de semana na Ericeira

Cosmopolita e, ao mesmo tempo, pitoresca, embarque nesta viagem até à vila piscatória da Ericeira, onde se percebe que depois da pesca, o surf ganhou destaque no ADN de locais e turistas. Emblemático, o ouriço-do-mar, que está na origem do nome deste local, tem honras de festival gastronómico internacional. Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio.

Roteiro de fim de semana na Ericeira
Jorge Simão

O surf está no ADN da Ericeira e são inúmeras as atividades dos principiantes aos mais experientes. A onda da Ericeira sente-se nas ruas, nas lojas, nos hostels, surf houses e, claro, nas aulas que decorrem todos os dias nas praias desta zona litoral do concelho de Mafra, a 50 minutos de Lisboa. Mas esta vila, marcada pelo azul do mar e das casas, tem muito para descobrir, também à mesa, onde o ouriço-do-mar tem honras de festival gastronómico.

Ericeira

Ericeira, um retiro às portas de Lisboa
A Ericeira, a menos de uma hora de distância de Lisboa, foi considerada pelas Nações Unidas como uma das melhores vilas turísticas de 2023. As tradições da pesca e a convivência com o surf levaram o júri da Organização Mundial do Turismo a distinguir a Ericeira, no concelho de Mafra. A Ericeira é um retiro às portas de Lisboa. Um misto de cosmopolita com pitoresco, em que os olhares de curiosos de todo o mundo contrastam com os dos que ali vivem as suas rotinas. A onda da Ericeira sente-se nas ruas, nas lojas, nos hostels, surf houses e, claro, nas aulas que decorrem todos os dias nas praias desta zona litoral do concelho de Mafra, a 50 minutos de Lisboa. Por aqui faz-se o trocadilho de Ouriceira por Ericeira, não fosse, esta, uma terra de ouriços: o caixeiro, no brasão da vila, dá nome à discoteca mais antiga de Portugal e inspirou a doçaria local com Ouriço, um pequeno bolo feito de amêndoa, que pode ser apreciado em várias pastelarias como a Casa Gama ou da Casa da Fernanda.

Praia de Ribeira d'Ilhas

Reserva Mundial de Surf
A Ericeira foi declarada Reserva Mundial de Surf em 2011. Nesse ano, ganhou o estatuto de primeira da Europa e a segunda do mundo. Engloba ao longo de vários quilómetros de costa atlântica as praias de São Lourenço, Coxos, Cave, Crazy Left, Ribeira d’Ilhas, Reef, Pedra Branca, Praia do Norte, Praia do Sul, Foz do Lizandro e São Julião. As características únicas desta região fazem da Ericeira palco de diversas provas nacionais e internacionais. Em setembro de 2024, a praia de Ribeira d’Ilhas recebe uma das etapas do Challenger Series, que define a qualificação para o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL). Antes, em maio, decorre a etapa da Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf português. Para além das praias e de todas as infraestruturas de apoio, incluindo várias escolas, como a Ericeira Surf School (Tel. 917631151), que oferece aulas para crianças ou em grupo, com a garantia de descobrir os melhores spots para surfar.

Guardião do surf
Ribeira d'Ilhas tem a mais famosa onda da Reserva Mundial de Surf. É considerada uma das melhores direitas da Europa, muito competitiva. O melhor local para observar a beleza da praia, a agitação das ondas e as dezenas de surfistas em ação é a partir do miradouro, onde se destaca a imponente estátua do “Guardião da Reserva Mundial de Surf da Ericeira” da autoria do escultor e munícipe José Queiroz. A obra faz um “apelo coletivo à preservação ambiental: todos – dentro e fora de água – somos guardiões deste património único que são ondas”. Outra forma de conhecer a importância do surf e da preservação ambiental é no Centro de Interpretação da Reserva Mundial, instalado no Posto de Turismo, localizado na chamada Praça do “Jogo da Bola”.

Ouriço-do-mar

Festival Internacional do Ouriço-do-Mar
Na 8ª Edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, que decorre entre os dias 15 a 24 de março, o Mercado Municipal da Ericeira vai, mais uma vez, ser palco de diversas provas gastronómicas, showcookings e uma oficina de ciência, entre outras iniciativas. Ao fim de semana, no Piso 2, das 12h00 às 19h00, conte com um “seafood court”, com provas de ouriços (e outros tesouros do mar), pop ups gastronómicos, Ouriçaria Seafood e chefs reconhecidos como Luís Brito, do restaurante A Ver Tavira (uma Estrela Michelin) no dia 17 de março, Paulo Alves, do Praia no Parque, em Lisboa, no dia 23, e Habner Gomes, do Mattë, em Lisboa, no dia 24. Ao longo do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar perto de 30 restaurantes locais apresentam diversas propostas gastronómicas com este produto único. No dia 20 de março realiza-se um jantar a 4 mãos, no restaurante Jangada, que conta com o chef Athanasios Kargatzidis (incluído no The World’s 50 Best Restaurants), do Costa Fria (restaurante localizado na Ericeira), que é anunciado como uma homenagem ao “ciclo de vida do ouriço”, com harmonização vínica exclusiva da Quinta da Boa Esperança.

Ouriços e ostras no mercado
Jorge Simão

Ouriços, do mar para a mesa
Nas rochas, bem junto às Furnas, no centro da Ericeira, esconde-se o único viveiro de ouriços-do-mar existente em Portugal. Diz, quem sabe, que a melhor época para os provar é de novembro a fevereiro, ainda assim, vários restaurantes servem este produto, considerado o “caviar do Atlântico” ao longo do ano, com destaque para o Restaurante Sul (Tel. 261864478), liderado por João Paulo Fernandes: “Nós servimos os ouriços ao natural, como uma ostra, e só se comem as ovas que estão dentro. Com uma colher de café, tira-se a ova diretamente para a boca e tem-se assim uma explosão de mar. A experiência de comer ouriço ao natural é como engolir um pirolito sem sal, pelo aroma e iodo que tem no interior”. Ao longo dos dias do festival gastronómico, o restaurante promete ainda servir “pratos inovadores de ouriços-do-mar”. Neste restaurante, localizado no Parque de Santa Marta e com vista magnífica para o mar, a ementa sugere ainda peixe do dia grelhado, bem como marisco, como lagosta, lavagante e santola.

Vila Galé Ericeira

Jagozes e um rei em fuga
Os naturais da Ericeira são chamados de “Jagozes”, outra forma de dizer gentes do mar, que é única na região saloia. É ao porto da Ericeira que se deve o desenvolvimento da vila. Chegou a ser considerado o quarto porto mais importante do país, a seguir a Lisboa, Porto e Setúbal. Dizem os pescadores que quanto mais batido é o mar, melhor é o peixe. E o que aqui se pesca varia consoante a altura época do ano, do imperador à raia, do linguado ao robalo. Recorde-se que foi da praia dos Pescadores que D. Manuel II, o último rei de Portugal, fugiu para o exílio em outubro de 1910. Entre os locais emblemáticos a visitar na Ericeira, destacam-se a Igreja de São Pedro de Ericeira, a Ermida de São Sebastião, o Mercado Municipal, com as sempre animadas bancas de venda de peixe e um programa com diversas atividades ao longo ano, e a zona das Furnas, onde antigamente se encontravam viveiros de marisco. Aqui, encontra um dos mais conhecidos restaurantes da vila, precisamente o Esplanada Furnas (Tel. 261864870). A poucos metros, mais informal, o “irmão” Furnas Marisqueira, e logo depois o icónico Vila Galé Ericeira (Tel. 261869900), considerado o hotel mais ocidental da Península Ibérica continental.

Balagan Ericeira

Cerveja artesanal e sabores do Médio Oriente
Na rua da Ericeira, faça uma paragem na 5 e Meio Tap Room (Tel. 910536340). Os proprietários, que se dedicam à produção de cervejas artesanais desde 2013, decidiram que era tempo de criar um espaço próprio para dar a conhecer o trabalho desenvolvido. As cervejas apresentadas mudam consoante as estações e, por norma, estão disponíveis apenas durante três a quatro meses. No acolhedor espaço interior ou na esplanada, o melhor é fazer uma prova de quatro cervejas. Termine o dia no Ouriço Terrace (Tel. 910671446), aberto desde 2017 em complemento à famosa discoteca da Ericeira. É um dos melhores locais da vila para desfrutar do pôr do sol, na companhia de um bom vinho ou de um cocktail. Em alternativa, na praia do Sul (ou da Baleia), sente-se no terraço da esplanada coberta com vista para o mar do Balagan (Tel. 913362452), que é restaurante, café e bar, e experimente o “Kofta de frango”, servido com pão chato, salada de couve rocha e romã, cebola sumac, tahini de coentros e pimentos assados. Surpreenda-se com este espaço de gastronomia do Médio Oriente, onde não faltam clássicos e ousadias como o “Húmus Bulhão Pato”, com camarão, cilantro e pão pita.

Aethos Ericeira

Aethos ou Immerso?
São os mais recentes hotéis da Ericeira. No alto da falésia que se ergue na praia da Conceição, a 10 km da vila, o hotel Aethos Ericeira (Tel. 261244510) concentra-se em 50 quartos e suítes, em que a decoração faz a ligação com a Natureza envolvente. A vertente wellness e de bem-estar é uma das apostas do alojamento, o primeiro desta insígnia em Portugal, que, além do contemplativo passadiço e um fire pit, aposta na ligação ao surf, presente em todos os espaços. Desenvolvido tendo em conta “a próxima geração de viajantes de luxo”, os ambientes são despojados. Já o Immerso Ericeira (Tel. 261104420), com vista para o mar, na zona de Santo Isidoro, abraça o conceito de ecossustentabilidade. Dentro de portas, nas zonas comuns e nos 37 quartos destaca-se a atmosfera elegante, em tons claros e neutros, com texturas de terra e mar. O hotel oferece dois espaços de restauração: o Emme, restaurante de fine dining, e o Emme Fogo, com Alexandre Silva como chef consultor.

Novas piscinas no La Barraque, na Ericeira

Mergulhar em contentores
O já conhecido La Barraque, o espaço de lazer do alojamento do You and the Sea, na Ericeira, inaugurou no último verão, não uma, mas três piscinas, que deram vida a antigos contentores de carga. Este espaço está separado do hotel pela EN 247. O You and The Sea (Tel. 261243370) localiza-se em frente à praia do Sul. A partir das varandas dos 35 apartamentos, com tipologias entre estúdio e T5, o cenário azul é memorável. Transportado para o interior, não faltam alusões ao mar, em diversas peças decorativas, nas cores utilizadas, no restaurante e, claro, em todas as experiências e atividades sugeridas. Aproveite a piscina interior, cujo teto e janelas se recolhem para os dias amenos. A esplanada é zona obrigatória, bem como o aconchegante restaurante Jangada, com oferta larga, mas cuidada, destacando-se o forno a lenha.

Praia dos Pescadores

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook e no Instagram.