As tascas e tabernas são espaços simples, para comer bem e barato, e acima de tudo, ponto de encontro para dois dedos de conversa.
Em Lisboa, o culto mantém-se vivo e nos bairros mais típicos descobrem-se petiscos ao balcão e mesas fartas que celebram a diversidade da cozinha popular portuguesa.
Entre os Restauradores e as Portas de Santo Antão, resguardada numa discreta travessa, A Provinciana é um espaço com muitas histórias para contar. No interior, as pipas, que guardam o vinho servido a copo, são um dos motivos do grande orgulho, a par dos pratos do dia, entre bacalhau, jaquinzinhos fritos, pernil no forno e dobrada.
No bairro da Mouraria, Virgílio Oliveira passou toda a vida entre tachos e panelas. Lidera, o Zé da Mouraria, uma tasca típica, que só serve aos almoços e com mesas corridas em madeira, que convidam os clientes a conversarem entre si.
Na ementa aposta-se em pratos de cozinha portuguesa confecionados à moda antiga. Junto à Avenida 24 de Julho, mesmo em frente ao Mercado, encontra-se O Triângulo da Ribeira, uma casa com apenas oito lugares, em pé e ao balcão. Abre pontualmente às 7h00 e o corrupio de fregueses mantém-se ao longo do dia, graças à fama da Bifana, a estrela maior desta tasca.
O Triângulo da Ribeira integra o novo guia “365 Tascas & Marisqueiras”, com assinatura Boa Cama Boa Mesa, já disponível.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias passa ao sábado, às 11h35. Com o apoio à produção da Kia - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa é produzido pela PopUp Alive.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e na rede X.
