Cartaz

Cartaz Cinema

Rithy Panh evoca a ditadura dos Khmers Vermelhos

O cineasta cambodjano Rithy Panh volta a evocar o regime sangrento dos Khmers Vermelhos em “A Imagem que Falta”, filme premiado na secção “Un Certain Regard”, do Festival de Cannes. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda o lançamento em Blu-ray do filme de animação “Gru – O Maldisposto 2”.

Loading...

“A Imagem que Falta” evoca os chamados campos de trabalho, organizados pelo regime ditatorial dos Khmers Vermelhos, no Cambodja (1975-79). Rithy Panh tem dedicado a sua obra a essas memórias trágicas, sendo ele um sobrevivente, já que, depois de ter sido feito prisioneiro, conseguiu fugir para a Tailândia, mais tarde rumando a Paris, onde se formou em cinema.

“O Atentado”, de Ziad Doueiri, aborda uma situação perturbante: um médico árabe, a trabalhar em Telavive, recebe a informação de que a sua mulher morreu num ataque suicida... É um filme que tem suscitado um importante debate no seio da sociedade israelita, tentando retratar o contexto do Médio Oriente para além das rotinas noticiosas.

Com assinatura de Sebastián Lelio, “Gloria” é mais um exemplo do empenho de algum cinema chileno contemporâneo no sentido de abordar as complexidades afectivas do quotidiano, neste caso a partir da experiência de uma mulher de meia idade — Paulina García, a protagonista, recebeu o prémio de melhor actriz no Festival de Berlim de 2013.

As sagas juvenis em ambientes futuristas continuam a surgir: “Divergente” é a primeira adaptação dos livros de Veronica Roth sobre uma sociedade pós-apocalíptica em que os cidadãos estão rigorosamente divididos em castas. Shailene Woodley surge no papel principal, estando a realização a cargo de Neil Burger.

Quinze anos depois do impacto do romance “Sei Lá”, de Margarida Rebelo Pinto, chega a respectiva adaptação cinematográfica: um retrato, em tom de comédia social, de uma existência mais ou menos romântica em que as mulheres adquirem um papel dominante — Joaquim Leitão é o realizador desta produção de Tino Navarro.

No Blu-ray, a novidade do momento é um dos sucessos do ano passado na área da animação: “Gru – O Maldisposto 2”, dirigido por Chris Renaud e Pierre Coffin, já está disponível numa edição que inclui três curtas-metragens inéditas.

* Banda sonora: CHAPÉU ALTO (1935), de Mark Sandrich

> “Cheek to Cheek”, Fred Astaire e Ginger Rogers

Mais Vistos do