Será o regresso do cinema musical? Muitos acreditam que sim. O filme escrito e realizado por Damien Chazelle aí está: “La La Land” aposta no rejuvenescimento de uma tradição de Hollywood, através de uma história de amor, cantada e dançada, com Emma Stone e Ryan Gosling nos papéis centrais.
Eis um título bizarro: “A Desaparecida, o Aleijado e os Trogloditas”. Poderá parecer irónico, mas de facto pertence a um “western” moderno, evocando de forma muito crua a violência dos velhos tempos do Oeste — é a estreia na realização de S. Craig Zahler.
Através de “Ama-San”, de Cláudia Varejão, continuamos a acompanhar a pluralidade do documentário português. Neste caso, podemos conhecer uma comunidade de mulheres, no Japão, que se dedicam a uma pesca tradicional, no fundo do mar, sem qualquer apoio técnico para respirar.
Wim Wenders volta a estar na actualidade do mercado, através da reposição de mais um dos seus filmes: “As Asas do Desejo” (1987) é um dos seus trabalhos mais míticos, retratando a cidade de Berlim ainda dividida pelo Muro — os protagonistas são anjos, de aspecto humano, que transportam uma mensagem de liberdade.
* Banda sonora: “Um Americano em Paris” (1951), de Vincente Minnelli
> “I Got Rhythm”, Gene Kelly