Cartaz

Cartaz Cinema

Drama dos refugiados filmado por Ai Weiwei

Ai Weiwei viajou pelo mundo todo para registar testemunhos das situações que, nos últimos anos, geraram fluxos de milhões de refugiados. João Lopes destaca ainda o lançamento de uma edição especial em Blu-ray do clássico “Blade Runner”

Loading...

O artista chinês Ai Weiwei quis construir um testemunho eloquente sobre a situação contemporânea dos refugiados. Assim, visitou com a sua equipa muitas zonas do planeta onde são mais visíveis os sinais dessa tragédia, incluindo Grécia, Itália e a fronteira México/EUA — “Refugiados” é um documentário para nos ajudar a compreender um pouco de um dos maiores dramas humanos e políticos do século XXI.

“Nunca Estiveste Aqui”, de Lynn Ramsay, foi um dos títulos da competição de Cannes, em 2017, tendo arrebatado dois prémios — para melhor actor (Joaquin Phoenix) e melhor argumento. No seu centro está um homem que, de forma bizarra, combina a condição de assassino contratado com o pendor filosófico.

Depois do impacto de “Blade Runner 2049”, de Denis Villeneuve, podemos reencontrar o filme original, datado de 1982. A célebre realização de Ridley Scott, encenando um mundo futurista em que se confundem os humanos e os “replicantes”, está disponível numa edição em Blu-ray, numa cópia impecavelmente restaurada. A acompanhar o filme, há um disco em DVD com mais de três horas de extras sobre a rodagem.

* Banda sonora: “Heat – Cidade sob Pressão” (1999), de Michael Mann

> “God Moving Over the Face of the Waters”, Moby